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Fabic

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CPA - Comissão Propria de Avaliação

A CPA é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de Avaliação Institucional da FABIC. Conforme o Art.11 desta lei, a CPA deve ser constituída por ato do Dirigente máximo da Instituição de Ensino Superior (IES), ou por previsão no seu próprio Regimento, assegurada a participação de todos os seguimentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, sendo vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos. Neste mesmo Art. 11 consta também que a CPA deve ter atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES.

As Instituições de Ensino Superior (Universidades, Centros Universitários, Faculdades, etc.) devem estar permanentemente comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade, adaptando-se às constantes mudanças no ambiente em que operam sem perder seus valores e sua identidade.

 

Documentos

  • RELATO INSTITUCIONAL
  • REGIMENTO INTERNO DA CPA

 

Relatórios

  • 2017.1 - Docentes​
  • 2017.1 - Corpo Administrativo
  • 2018.1
 

Comissão Própria de Avaliação
01/04/2018 – 30/03/2021

Coordenador da CPA

Guilherme Oliveira da Silva

Representantes dos Docentes

Maria Raimunda de Lima Carvalho

Alexandre Batista Paz Lima

Representantes dos Discentes

Einstein Dias Coelho

Representante dos técnicos administrativos

Nilvan Sousa Costa

Francinilma dos Santos Rodrigues

Representante da Sociedade Civil Organizada

Pedro Coelho Amaro Júnior

Desde a criação da CPA, já foram realizadas 19 reuniões ordinárias da Comissão entre 2013 e 2018.

A CPA também tem realizado diversas reuniões com a comunidade FABIC para apresentar os resultados da autoavaliação.

Ademais, o tema autoavaliação tem sido objeto de análise e deliberação em várias reuniões dos órgãos colegiados superiores:

Reuniões Já Realizadas

  • 03/10/2013: reunião para nomeação dos membros da CPA, conforme portaria 17 de 03 de outubro de 2013.

  • 11/12/2013: para a eleição do presidente da CPA.

  • 29/01/2014: constituição da CPA, com o conselho superior da FABIC.

  • 04/06/2014: alteração do regimento da CPA.

  • 04/06/2014: organização, planejamento e elaboração da autoavaliação da FABIC.

  • 03/03/2015: reintegração de novos membros da CPA.

  • 06/11/2015: para a eleição do presidente da CPA.

  • 10/11/2015: aprovação do questionário de autoavaliação.

  • 04/02/2016: apresentação do resultado da autoavaliação Institucional.

  • 20/05/2016: apresentação do cronograma de reuniões do semestre.

  • 15/06/2016: aprovação do questionário de autoavaliação.

  • 18/08/2016: planejamento pra publicação dos dados da autoavaliação.

  • 08/11/2016: alteração dos membros da CPA e publicação da agenda para o próximo semestre.

  • 24/01/2017: aprovação dos modelos de questionários para autoavaliação institucional.

  • 12/05/2017: determina o método de aplicação dos questionários de autoavaliação.

  • 02/10/2017: reunião com a equipe de avaliação do INEP, com o intuito de reconhecimento do curso de gestão do agronegócio.

  • 19/06/2018: alteração dos membros da CPA.

  • 08/08/2018: apresentação dos novos membros da CPA enfatizando a importância do exercício da CPA.

  • 18/01/2019: aprovação do termo de cumprimento do protocolo de compromisso.

O Governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação (MEC), ciente dessa importância da Educação Superior, instituiu, em 2004, o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

O SINAES é composto de três grandes dimensões: a avaliação interna (ou autoavaliação), a avaliação externa e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Essa é uma excelente oportunidade para construir e implementar um conceito de avaliação educativa e formativa, revendo e aprimorando o processo de avaliação institucional que ocorre no Faculdade do Bico do Papagaio desde 2013.

  • Favorecer o cumprimento da missão institucional: “Promover o Ensino, da Pesquisa e da Extensão, objetivando contribuir na formação de profissionais – cidadãos tecnicamente capazes e socialmente comprometidos com o bem comum, dotados de pensamento crítico e predispostos a utilizar o saber cientifico e tecnológico nos limites da ética e de valores que norteiam a dignidade da pessoa humana, de forma a contribuir para a consolidação da sociedade”;

  • Diagnosticar os pontos fracos e fortes da Instituição, para assegurar a qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade, garantindo que haja um inter-relacionamento entre as dimensões de ensino, da pesquisa, da extensão e gestão;

  • Incentivar a criação de um processo de autocrítica que tanto garanta a qualidade, em consonância com as demandas científicas, culturais e sociais dos nossos dias, quanto aprimore e consolide uma cultura institucional na qual a avaliação seja parte da rotina da Instituição;

  • Subsidiar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, no tocante à elaboração dos projetos pedagógicos e institucionais relevantes para as metas de qualidade traçadas; e

  • Constituir-se num processo sistemático de prestação de contas à coletividade, como garantia da qualidade dos serviços educacionais prestados.

Note-se que apenas a reflexão crítica e participativa das comunidades interna e externa durante todo o processo de avaliação poderá assegurar a continuidade da Faculdade do Bico do Papagaio – FABIC como uma Instituição comprometida com a formação de indivíduos efetivamente capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Certos de que a construção permanente de um ensino de qualidade é fruto de um compromisso assumido por todos os envolvidos (alunos, professores e corpo técnico-administrativo) com a missão da Instituição – “Excelência na Formação de Profissionais Eficazes, com elevado Senso de Cidadania e Visão Sócio-Empresarial” –, convidamos todos a participar ativamente do Processo de Avaliação Institucional da Faculdade do Bico do Papagaio – FABIC.

Para a elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional, são utilizados os resultados das seguintes pesquisas:

  • Avaliação Institucional 2014 (survey com avaliações dos docentes, discentes, técnico-administrativo e sociedade civil sobre diversas dimensões da IES).

  • Avaliação Institucional 2015 (survey com avaliações dos docentes, discentes, técnico-administrativo e sociedade civil sobre diversas dimensões da IES).

  • Avaliação Interna da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade do Bico d Papagaio (FABIC) 2015/2 (survey com avaliações dos técnico-administrativos, docentes e coordenações sobre diversas dimensões da IES).

  • Avaliação Externa da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade do Bico d Papagaio (FABIC) com a comunidade externa em 2016.

  • Avaliação Interna da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade do Bico d Papagaio (FABIC) com a técnico-administrativo em 2017.

  • Avaliação Institucional 2018 (survey com avaliações dos egressos, docentes, discentes, técnico-administrativos e comunidade externa sobre diversas dimensões da IES).

Também são utilizados os resultados das avaliações externas realizadas pelo MEC. A Instituição efetua sistematicamente o controle de implementação dos objetivos e metas traçados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Este controle é feito pela Administração geral e pelos órgãos colegiados superiores.